segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Datas Comemorativas

Hoje (30 de janeiro) é Dia da Saudade / Dia do Portuário / Dia da Não-Violência e Dia das Histórias em Quadrinhos.

Saudade

Essa palavra existe apenas na língua portuguesa e galega e serve para definir o sentimento de falta de alguém ou de algum lugar.

De origem latina, saudade é uma transformação da palavra solidão, que na língua escreve-se “solitatem”. Com o passar dos anos, assim como outras palavras se transformam de acordo com as variações da pronúncia, solitatem passou a ser solidade, depois soldade e, finalmente, saudade.

Podemos considerar que no dia da saudade as pessoas se dedicam às lembranças de seus entes queridos que estão ausentes, de fatos que viveram ou de lugares e objetos que marcaram suas vidas. Isso faz com que a palavra saudade se torne melancólica, trazendo certo sofrimento.

 Brasil Escola

Dia da Não-Violência
 
Há uma razão histórica e espiritual para a escolha dessa data. Em 1948, no dia 30, Mahatma Gandhi, líder indiano fundador do movimento de não-violência, foi brutalmente assassinado aos 78 anos. Quando se dispunha a orar juntamente com 500 pessoas, recebeu vários tiros disparados por Nathuran Vinayak Godse, um hindu fanático que nunca aceitou.

No dia de hoje, nós devemos pensar em todos os tipos de violência: As mulheres, crianças, cidadãos, portadores de necessidades especiais, adolescentes, animais, ao meio ambiente, urbana, etc.

Mas também devemos refletir sobre certas atitudes nossas que também são um tipo de violência como tratar mal as pessoas que estão ao nosso redor, tentar levar vantagem em cima delas, fazer fofocas e intrigas, levantar calúnias. Eu considero esses “pequenos” atos como um tipo de violência também, afinal, eles também fazem muito mal na vida das pessoas envolvidas. Esse é um dos principais tipos de violência que devemos combater. Que a não-violência comece em nós.


Trabalho Nota10

Nenhum comentário:

Postar um comentário