quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Caíca inicia em 2012 o Projeto Sorriso Feliz em Camaquã


O Caíca – Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente neste ano de 2012 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação o projeto SORRISO FELIZ. Este projeto tem como ideia o trabalho preventivo, visto que há um grande número de atendimentos fonoaudiológicos onde a etiologia da alteração de fala do paciente é o uso prolongado da chupeta e mamadeira.

Tal projeto tem como objetivo orientar os professores, supervisores e pais da educação infantil e séries iniciais, sobre o uso adequado do bico e da mamadeira, e suas consequências caso seja retirado tardiamente.


Inicialmente, serão feitas palestras para pais, professores e supervisores, qunado receberão a devida orientação e esclarecimento sobre o assunto.

“Faremos triagens nas escolas, onde pretendemos detectar as crianças que apresentam alteração de fala e mordida, para assim darmos a devida orientação”, salienta a fonoaudióloga Ana Paula de Freitas.

Hoje em dia, a Fonoaudiologia tem se preocupado com os hábitos bucais nocivos ou hábitos orais viciosos. Muitos estudos têm demonstrado uma relação entre eles e distúrbios fonoaudiológicos. Os hábitos mais frequentemente encontrados são:
- Respiração bucal: a criança que permanece de boca aberta, assume uma postura inadequada de lábios e língua causando um desequilíbrio no sistema em geral. Este provocaria uma alteração na tonicidade dos lábios (podem ficar flácidos), na arcada dentária, no palato (pode ficar em formato ogival), na qualidade da voz e na produção dos sons da fala.

- O uso da chupeta ou sucção de dedo após os 2 anos de idade pode vir a comprometer o desenvolvimento do sistema sensório-motor-oral, alterando a disposição dos dentes e o posicionamento correto da língua, consequentemente, o padrão de mastigação, deglutição, respiração e articulação também podem ser prejudicados.

-O hábito de roer unhas também pode ser responsável por alterações bucais importantes e até alterações na articulação têmporo-mandibular.

- A mamadeira utilizada por tempo prolongado também é uma forte candidata a alterar o sistema oral. Esta, por sua vez, poderá acarretar o posicionamento incorreto dos dentes, lábios, língua, padrão mastigatório, de deglutição e respiração.


Por essas razões, quanto mais cedo procurar um tratamento, melhor o prognóstico, recomenda a fonoaudióloga do Caíca Ana Paula de Freitas. Ela também dá algumas dicas para você:


- Amamente seu bebê no seio pelo menos até os 6 meses;

- Caso necessite o uso da mamadeira, o ideal seria usar com o bico ortodôntico;

- O bico da mamadeira não deve ser aumentado;

- Coloque seu bebê na posição vertical durante a amamentação para evitar problemas de ouvido como as otites;
- Procure dar alimentos mais sólidos quando os primeiros dentes do bebê começarem a erupcionarem;
- Caso necessite o uso da chupeta, tente retirá-la até os 2 anos de idade.



Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Camaquã
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário