segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Escola Rui Barbosa mantém acesa a chama e a tradição do Rio Grande do Sul

Chegada da chama crioula
Entidade realizou evento farroupilha, que já é tradicional de na região.

“Mais faceiro que mosca em tampa de xarope”! Esta era o estado do diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, prof. Marcelo Schmidt Fernandes após a realização da sua 5ª Semana Farroupilha. O evento de duas noites, ocorrido nos dias 16 e 17 de setembro teve uma intensa e diversificada programação para todos os gostos dos tradicionalistas da região.

CTG província de São Pedro de Tapes
Na noite de abertura, o sempre esperado momento, da chegada da centelha oficial da Chama Crioula, transladada do CTG Camaquã para o galpão crioulo da escola pelo Piquete Os Amigos. A mesma foi recebida pelo diretor que a entregou as mãos do Prefeito de Camaquã/RS, Ernesto Molon para que conduzisse o acendimento oficial no galpão crioulo.

O diretor da escola em seu pronunciamento agradeceu o apoio de todos que fazem com que se torne possível a realização deste evento, como Piquete, invernadas, músicos, bem como pais, alunos e professores que fazem os trabalhos de bastidores na organização.

Entrevero de invernadas
Já o prefeito Molon, destacou o trabalho realizado pela escola já a bastante tempo parabenizando a todos pelo exemplo de mobilização e organização.

Ainda na primeira noite tivemos a realização do entrevero de invernadas, com o DTG 15 de Novembro, Invernada da Escola José Antonio Netto, Grupo de Danças Tradicionalistas da Escola Rui Barbosa, além de um animado fandango de integração com as três invernadas. Fechando esta noite, os alunos, pais e professores da Escola Rui Barbosa se encarregam da vigília noturno, rondando a Chama Crioula, com a presença do Paulinho e do Danilo que muito animaram o pessoal com trovas, versos,  poesias e causos gaudérios.

Sucesso Pedro Campeiro
No sábado, 17, tertúlia, seguida de apresentação da Invernada Mirim, do Grupo de Danças da Escola Rui Barbosa deram inicio as atividades. Logo em seguida, houve a já tradicional missa crioula, e posteriormente apresentação da invernada Juvenil do Grupo da escola. A ronda noturna deste dia ficou por conta do Piquete Os Amigos.

Dança com facões
Isto, por si só,  já demonstra a intensidade do trabalho realizado. Porém, desde o dia 09 de setembro o Grupo de Danças da Escola realizou ainda apresentações, nas escolas José Antonio Netto, São Bernardino de Sena, 15 de Novembro, Érico Veríssimo, Osvaldo Aranha, Cecy Ribeiro Dias, Fundasul, Edson Nunes de Campo, Colégio Contemporâneo, além do CTG Camaquã, CTG Província de São Pedro em Tapes, Ronda no CTG Camaquã e desfile Tradicionalista. Já no dia 23 de setembro, o Grupo se apresentará ainda em Cerro Grande do Sul, fechando sua programação de setembro, de onde já se começa a projeção para os meses posteriores.
Prefeitto acendendo a chama crioula


Fonte: Divulgação EMEF Rui Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário