terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 de Setembro: Dia do Gaúcho ou da Revolução Farroupilha

Causas da Revolução Farroupilha

* ideias de liberdade política e pelo sistema republicano
* abandono das províncias pelo governo imperial
* impostos abusivos sobre o charque, o couro e a terra
* falta de estradas, pontes e escolas
* dificuldade para registrar pessoas físicas
* pagamento de pedágios
* justiça centralizada na Corte

Eis que em 20 de setembro de 1835 se trava o primeiro combate entre farroupilhas e as tropas imperiais sobre a Ponte da Azenha em Porto Alegre, com a vitória farrapa que permitiu a tomada da capital. Tem início aí a Revolução Farroupilha.

O movimento se estendeu por cerca de 10 anos, com sangrentos combates. Pela longa duração se constata a garra do povo gaúcho, mesmo com o maior número de soldados e equipamentos das tropas imperiais.

Ante o sucesso da revolta, o império envia Luis Alves de Lima e Silva para apaziguar o Sul. Mesmo com as sucessivas vitórias, um fato ajudou para a paz: o ditador Argentino Rosas (que queria a expansão territorial e interessava-se na prolongação da revolta) mandou emissários propondo aliança com o líder farroupilha, David Canabarro, que respondeu-lhe com uma patriótica declaração:
“Senhor: o primeiro de vossos soldados que transpuser a fronteira, fornecerá o sangue com que assinaremos a paz com os imperiais. Acima de nosso amor a República está nosso brio de brasileiros. Quisemos ontem a separação de nossa pátria; hoje, almejamos a sua integridade. Vossos homens, se ousarem invadir nosso país, encontrarão, ombro a ombro, os republicanos de Piratini e os monarquistas do Senhor Dom Pedro II.”

 
Não houve vencidos nem vencedores, mas os farrapos conseguiram o que desejavam.

2 comentários:

  1. Opa!!!!! Temos ai um belo relato, mas com uma diferença de 100 anos. Início em 1835 e final 1945. Abraço. Claudino Abreu.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, se possivel corriges a data da Revolução Farroupilha. Não acontece no ano de 1945.

    Claudio Assis da K7 video.

    ResponderExcluir